O Brasil e a herança cultural indígena
CulturaComo resultado de uma miscigenação cultural e étnica muito grande, o Brasil é um dos países mais plurais do mundo. Do norte ao sul é possível encontrar uma grande diversidade de estilos de vida, gastronomia e de pessoas também. Assim sendo, a cultura indígena brasileira tem uma forte influência na cultura brasileira.
Assim sendo, diversas manifestações artísticas e culturais, fazem do país um lugar incrível de conhecer. Porém, essa enorme diversidade do povo brasileiro é resultado de um processo histórico que dizimou e destruiu civilizações inteiras. Ou seja, a visão europeia em relação ao povo indígena foi etnocêntrica, considerando a civilização endêmica da América do Sul inferior.
Como funcionava a cultura indígena?
Atualmente no Brasil contemporâneo existem aproximadamente 305 tribos e que somam um total aproximado de 900 mil pessoas. Porém, esse número já foi extremadamente superior antes da invasão do Europeu. Dessa forma muitas tribos e inteiras civilizações foram dizimadas e o que resta hoje é lembrança de um passado não muito distante.
Para poder falar sobre a marca da cultura indígena na sociedade brasileira é importante lembrar que cada organização social possuía as suas próprias regras. Porém, apesar dessa pluralidade que existia entre os povos indígenas, os elementos em comum consolidaram uma cultura indígena brasileira.
A religião indígena
Decerto a religião indígena no Brasil era caraterizada pela crença nos seres espirituais normalmente provenientes da natureza. Dessa forma existia um forte vínculo com o mundo espiritual onde eles acreditavam que os espíritos poderiam estar presentes também no mundo espiritual. Também acreditavam que os espíritos poderiam se encarnar em animais e que os pajés eram as pessoas que poderiam estabelecer uma ponte entre o mundo material e o mundo espiritual.
Além disso, eles também acreditavam em Deuses e Tupã era o ser sobrenatural supremo que controlava toda a natureza. Igualmente as outras religiões, ele era representado por um índio poderoso. Porém da mesma forma que existiam os espíritos e Deuses bondosos, Abaçaí, para alguns povos tratava-se de um espírito maléfico que perturbava a vida dos índios.
Características da cultura indígena brasileira
Considerando apenas as culturas segregadas pelas civilizações indígenas no Brasil pré-colonial encontraríamos uma grande variedade de culturas. Porém, uma das características principais que eram compartilhadas entre praticamente todas as tribos era a valorização do contato com a natureza.
Em outras palavras, até mesmo a religião era baseada na troca e no contato direto da natureza. Ou seja, as religiões animistas que atribuíam a elementos naturais, como: o sol, a lua, a floresta e os animais, elementos divinos.
Alimentação indígena
Uma grande herança cultural que o Brasil traz de seus antepassados aborígenes é a gastronomia. A alimentação indígena brasileira era muito rica e variada. Usualmente era baseada no consumo de legumes, verduras, frutas, raízes, caules peixes e carne proveniente da caça. Desse modo, frutos como o caju e o açaí eram muito presentes na alimentação dos povos que viviam no norte e nordeste brasileiro.
Dessa maneira é possível encontrar na herança gastronômica brasileira, uma enorme influência dos produtos indígenas utilizados naquela época. Além do açaí e do caju, o guaraná também era outro fruto muito apreciado pelos indígenas, principalmente pelas suas propriedades energéticas. Contudo, a raiz mais famosa e especialmente difundida na cultura gastronômica do Brasil atual é a mandioca, um dos tesouros da cultura indígena e também brasileira.