Comida asiática: uma das gastronomias mais valorizadas do mundo
BistrôA cozinha oriental é cheia de aromas e sabores muito especiais, principalmente por consistir em uma maneira de comer muito saudável e bastante equilibrada. Tendo sempre em mente a experimentação para a criação de novos sabores e para dar um espetáculo visual a quem o consome, tanto na sua preparação quanto no momento de apresentar o prato. A gastronomia oriental é uma das mais antigas, com mais de três mil anos de existência, este tipo culinária se preocupa com a busca de equilíbrio e contraste na fusão de seus sabores.
A comida oriental cobre uma grande área da Ásia conhecida como Extremo Oriente, razão pela qual inclui uma grande variedade de tradições culinárias. Os países que compõem o “leste” abrangem o sul da Sibéria Oriental até a Indonésia e incluem Mongólia, Japão, Coreia, Vietnã, Tailândia e quase toda a China. Nesses lugares você poderá encontrar uma enorme variedade de tipos de comidas e variações tanto na hora de preparar, quanto na hora de usar e substituir ingredientes.
Características típicas da gastronomia asiática
A gastronomia da Ásia corresponde a um conjunto de gastronomias associadas aos países e grupos étnicos da Ásia. Culinária do sudeste asiático, culinária chinesa, culinária japonesa e culinária indiana estão incluídas nesta categoria. No entanto, em alguns países, o nome “cozinha asiática” indica cozinhas do sul, isto é, da Índia. Uma das principais características da culinária asiática é o uso abundante e variado de peixes, originários dos vastos oceanos da Índia e do Pacífico.
O cultivo de arroz marca a abundância de ingredientes à base deste alimento. Um dos pratos que mais identifica as gastronomias dessa região é a sopa de macarrão, feita de várias maneiras e quase sempre com legumes. Em alguns grupos culturais e culinários desta parte do mundo, geralmente é usada uma maneira de cozinhar com molhos levemente picantes como o curry, que geralmente são utilizados em carnes ou legumes e normalmente fazem parte de outros pratos.
Ingredientes mais utilizados em seus pratos
A gastronomia da Ásia teve um crescimento considerável do consumo de seus produtos em todo o mundo, talvez seja uma das consequências da globalização e do avanço das tecnologias da informação ou devido à tendência de comer pratos saudáveis. Usualmente é de saber que a gastronomia tradicional desses países é considerada muito saudável devido à maneira como os pratos e ingredientes são preparados.
A culinária da Tailândia, por exemplo, é caracterizada pela mistura de aromas e sabores, além do toque picante que aparece em quase todos os seus alimentos emblemáticos. Já a culinária tradicional japonesa é caracterizada pelo arroz branco aonde ele é frequentemente usado como acompanhamento de todas as refeições dos pratos principais, inclusive no café da manhã.
Pratos típicos de culinária asiática
Embora em cada país se cozinhe de maneira diferente, é possível encontrar linhas comuns entre as diferentes cozinhas do continente asiático. Antes de tudo, há um cuidado especial no tratamento dos vegetais e por isso muitos vegetarianos consomem pratos asiáticos. Um bom exemplo disso é a culinária chinesa. Nela, encontraremos uma infinidade de pratos com ingredientes como gengibre, couve chinesa, bambu, cebola, alho, coentro, entre muito outros de origem vegetal.
Mesmo em pratos onde os principais ingredientes são arroz, carne ou peixe, podemos encontrar algum protagonista verde. Os pratos mais típicos da culinária asiática estão distribuídos entre vários países do continente, são eles: os sushi, sashimi e seus variantes, pad thai, ramen, roti canai, bibimbap, tandoori, entre muitos outros pratos famosos e conhecidos por todo o mundo.
Benefícios da gastronomia asiática
Comer algas, bambu, peixe cru ou sopa de barbatana de tubarão não é mais um tabu culinário adequado apenas para os paladares mais requintados. A culinária asiática chegou a todos os cantos do mundo, dando cor, variedade e sabor a vários pratos que também são saudáveis. Aqui estão suas principais características como as vantagens nutricionais que suas receitas apresentam, com um grande papel para os vegetais e as poucas gorduras que ele usa na maioria de seus pratos, fizeram da Ásia uma das gastronomias mais procuradas do mundo e a mais recomendada pelos nutricionistas.
A longevidade das comunidades asiáticas e a menor incidência de doenças cardiovasculares nelas são bem conhecidas e muito disso se deve a tradição culinária que esses países ostentam com um grande consumo de antioxidantes e carnes brancas.