Como transformar a contaminação em energia renovável?
NaturezaDe acordo com o desenvolvimento econômico mundial do século XX, os combustíveis fósseis tiveram um importante protagonismo. Nesse sentido, o petróleo, o gás natural e o carvão são as matérias-primas químicas. Contudo, o efeito secundário devastador da queima desses combustíveis são as enormes quantidades de dióxido de carbono, o produto final da combustão desses elementos.
Por isso, hoje em dia, as fontes de energia renováveis baseadas em biomassa ganham cada vez mais importância. Ou seja, a ideia por trás desse estudo será de substituir a utilização de combustíveis fósseis por alternativas menos poluentes. Assim sendo, reduzindo as emissões responsáveis pelos gases de efeito estufa na atmosfera.
Biogás: uma fonte de energia renovável
Como uma maneira alternativa de combustível, o biogás se produz depois que algumas bactérias decompõe materiais orgânicos. Sendo assim, em um ambiente livre de oxigênio, através de um processo conhecido como digestão anaeróbica. Desse modo, os sistemas de biogás utilizam a digestão anaeróbica para reciclar esses materiais orgânicos, logo os convertendo em biogás.
Apesar de a digestão anaeróbica, bastante conhecida na natureza, nos depósitos de lixo e em alguns sistemas de manejo de estrume, é possível controlar a digestão anaeróbica. Nesse sentido, sistemas de biogás utilizam a digestão anaeróbia para reciclar esses materiais orgânicos, transformando-os em biogás.
Metanogênese e energia renovável
“O que acho mais empolgante consiste no fato de poder aumentar a competitividade do setor porque transformamos algo que não tem valor em uma matéria-prima de grande importância. Em outras palavras, como uma fonte alternativa de energia, também contribuímos para fechar o ciclo porque privilegiamos a economia verde e circular. Desse modo, nós transformamos em fonte de energia os subprodutos da agricultura fechando o ciclo de produção”, explica Almudena González González, especialista no tratamento de subprodutos agroindustriais por meio da metanogênese e uma das fundadoras do Spin-off da Metanogenia, cujo grupo de Pesquisadores vem realizando estudos de viabilidade técnica, energética e econômica para instalações de biogás desde 2000.
De acordo com seu modelo matemático preditivo sobre a produção de biogás por tonelada de resíduo. Será muito mais fácil limitar as condições de operação de uma usina de biogás ou futuros testes de digestão anaeróbia.
O biogás terá as mesmas utilidades do gás natural
A digestão anaeróbia é um processo biológico que leva à degradação da matéria orgânica pela ação conjunta de uma ampla variedade de microrganismos. Por esse motivo, o custo de produção e os seus derivados são menos nocivos comparados com o gás natural.
Assim, uma vez que o biogás é capturado, ele produz calor e eletricidade para uso em motores, microturbinas e pilhas de combustível. Portanto, o biogás converte-se em biometano ou gás natural renovável ou RNG. Ou seja, injetado em dutos de gás natural ou mesmo usado como combustível para veículos.