Inteligência cultural: uma maneira de ver o mundo
CulturaO ser humano pode ser considerado uma das espécies mais desenvolvidas e difundidas da Terra. Dessa maneira, é possível encontrar comunidades humanas em condições extremas, desde as regiões mais frias até as mais quentes e a primeira vista, inóspitas. Em consequência disso, encontramos muitos estilos de vida que se traduzem na maneira como se comportam e interatuam com o seu entorno.
Nesse sentido, essas tradições com o passar do tempo se transformam no registro cultural daquela sociedade. Sendo assim, no mundo podemos encontrar muitos exemplos de distintas culturas forjadas pelo: clima, acontecimentos históricos, crenças e muito mais. Por isso, saber conviver com diferentes culturas será o tema principal desse artigo.
A evolução do conceito de cultura
De acordo com a palavra os registros históricos, a palavra cultura recebeu uma série de diferentes significados. Assim, no princípio ela era associada a técnicas aplicadas a agricultura. Posteriormente começou a ser utilizada para destacar os conhecimentos relacionados ao julgamento crítico de um indivíduo em relação a uma temática. Desse modo, nesse último conceito, a cultura se entendia como a formação acadêmica, a educação e o desenvolvimento intelectual.
Portanto, atualmente se entende cultura como um conjunto composto pelo desenvolvimento artístico, o modo de vida, a variedade de costumes religiosos. Como também a linguagem, as normas, os valores e a identidade social de um grupo social.
O que se considera como inteligência cultural?
Agora que entendemos o conceito de cultura, podemos essa definição e aplicá-la na ideia de inteligência cultural. Ou seja, a inteligência cultural está vinculada a capacidade de se adaptar quando nos relacionamos com outras pessoas e culturas diferentes.
Por exemplo, quando viajamos para diferentes países com diferentes idiomas e nos esforçamos em entender o que nos dizem através de gestos. Da mesma maneira que os nativos tentam acercar a barreira linguística da melhor maneira possível.
Quais são os componentes da inteligência cultural?
De certo modo, se define a inteligência cultural em quatro importantes componentes. Em primeiro lugar estaria o componente motivacional que enfatiza o interesse intrínseco em experimentar outras culturas e também em interatuar com pessoas diferentes. Logo estaria o componente cognitivo que compreende o conhecimento e normas das outras culturas.
Por último a ideia metacognitiva que está vinculada a uma consciência transcultural. Assim, compreender os aspectos culturais do pensamento de alguém que procede de uma outra cultura. Em outras palavras, quando exercemos a empatia na hora de compreender o comportamento de cada um.
Por que entender outras culturas é tão importante?
Além de ser uma das melhores maneiras de compreender a sua própria cultura, entender a cultura de outros grupos sociais têm uma série de benefícios. Em primeiro lugar, melhora a capacidade crítica principalmente quando se observa a criação artística de diferentes disciplinas em diferentes lugares. Outro fator também está relacionado com fomentam o entretenimento, ou seja, através do cinema e teatro podemos entender os valores e estilos de vida.
Por último, aumenta o conhecimento e a criatividade. Isto é, a cultura permite conhecer diferentes sociedades e as suas principais características. Nesse sentido, ela serve como uma maneira de trocar conhecimentos tecnológicos, políticos e econômicos. Já em relação a criatividade, estar involucrado em descobrir uma nova cultura servirá como uma forma de inspiração, já que nela existem maneiras diferentes de produção, seja econômica, como também artística.