Por que aprender história nas escolas?
HistóriaProvavelmente todo estudante que se preze, até mesmo os mais assíduos já se questionaram em algum momento do processo de aprendizagem a famosa pergunta. Por que é que eu estou estudando isso? Decerto, algumas disciplinas são mais questionadas que outras e isso passa no caso da história.
Porém, entender a nossa história significa dar sentido ao processo de desenvolvimento da nossa sociedade. Como também nos permite entender os erros que os nossos antepassados cometeram para a construção de um futuro ainda melhor. Mas para chegar a essa conclusão as vezes é necessário um pouco mais de maturidade e por isso que os jovens estudantes normalmente sofrem um pouco mais com essa disciplina.
A importância de entender o passado para planejar o futuro
Decerto a história consiste na ciência que nos permite conhecer o passado para entender o presente no qual vivemos e então projetar um melhor futuro. Assim sendo, uma das principais razões pelas quais configura importante o ensino da história se resume na ideia de entender o processo de desenvolvimento da nossa sociedade.
Portanto, configura em um dos objetivos principais do sistema de ensino fazer com que as pessoas se vinculem com a realidade de seu país. Desse modo, essa identificação individual em um sistema político singular, estimula nas pessoas uma identidade pessoal. Desse modo ela produz de certa forma, mudanças positivas na sociedade daquela região.
Estudar história desperta a curiosidade
Além de entender o panorama único de cada região e do mundo o estudo da história como disciplina fomenta também a curiosidade. Ou seja, através dessa curiosidade podemos entender ainda mais os fatores e processos históricos que resultaram na maneira que vivemos atualmente e como aprimorá-lo.
Contudo, na nossa sociedade atual, onde soluções imediatas são sinônimo de sucesso, muitos questionamentos surgem sobre o futuro dessa disciplina. Em outras palavras, entender a nossa sociedade não seria considerado uma ciência já que não poderá salvar uma pessoa que necessita de um transplante de órgão.
Também por que entendemos melhor como funciona o mundo
Por que houve uma crise de refugiados na Síria? Da onde surgiu a origem desse conflito político? Por que a Coreia do Norte é o país mais desconhecido do mundo? Também por que Cuba ainda está bloqueada internacionalmente pelos Estados Unidos desde praticamente meio século? Essa lista de perguntas poderia se estender muito mais.
Desse modo, estudar história nos ajudará a compreender muitos dos porquês presentes que poderíamos ter. De fato, estudar história nos permitirá compreender e recordar que o problema atual da crise dos refugiados sírios, não consiste em um acontecimento recente na história. Como também outros países passaram por problemas civis e políticos similares.
Estudar história nos ensina a desenvolver um senso crítico apurado
Além dos benefícios que o aprendizado da história pode trazer para uma sociedade, um efeito colateral do estudante de história ser resume no desenvolvimento do pensamento crítico. Ou seja, todas as dificuldades experimentadas no decorrer do desenvolvimento das civilizações servem como um exemplo real de como certas decisões afetam drasticamente o futuro.
De acordo com alguns pesquisadores a história do homem funciona de forma cíclica. Por essa razão que conhecer nossa identidade como pessoas e sociedade. Além direcionar o nosso pensamento em direção a diversidade, reside na chave do progresso de um futuro melhor através do entendimento da nossa história.